ATENÇÃO...

BLOG EM CONSTRUÇÃO!!!




quinta-feira, 26 de maio de 2011

LER (Lesões por Esforços Repetitivos), um problema oculto


Os problemas que um motoprofissional enfrenta não se resumem
à loucura do trânsito ou ao tempo apertado para uma entrega e outra.
É preciso ficar atento às LER, mal que assola muitos motociclistas
e que pode trazer sérios danos a sua saúde.

Se você é motoprofissional, se liga! Deve ter cuidado não apenas com os outros veículos, mas também com a sua saúde.
O movimento que você faz repetidamente centenas de vezes ao dia, como girar o punho ao acelerar, apertar o manete da embreagem, ou até mesmo mover os pés na hora de frear ou de mudar de marcha, pode lhe causar problemas como as LER, também conhecidas como os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

As LER são inflamações que ocorrem em tendões, músculos e nervos, podendo atingir também os ligamentos. É nos membros superiores do corpo que essa doença costuma se manifestar, mais especificamente nas mãos, punhos, braços, ombros, tórax e até mesmo no pescoço.

No caso específico dos motoprofissionais, o problema que acontece com maior frequência é a tendinite do polegar e também as lesões no cotovelo e ombro, que por sua vez são causadas em virtude dos braços ficarem esticados por várias horas.
Segundo os fisioterapeutas, os maiores causadores e agravantes das LER são as repetições de movimentos, a postura incorreta, ritmo intenso de trabalho e as jornadas excessivamente longas. O frio intenso e o estresse também provocam este mal.


Infelizmente a evolução dessa lesão causa grande desconforto, muita dor, podendo até causar invalidez. Por esse motivo, é preciso se prevenir contra as LER mudando seus hábitos e tomando alguns cuidados.

Procure alongar o corpo quando você se espreguiça ao acordar. Se possível, exercite-se para que os músculos possam relaxar as articulações e a musculatura que são mais exigidas.

Ao conduzir sua motocicleta, mantenha a postura correta e os punhos retos. Se for necessário, ajuste os manetes para que, na hora de acioná-los, você não precise dobrá-los excessivamente. Os pés devem ser apoiados horizontalmente, e nunca com as pontas voltadas para o chão.

Se sua moto tem o guidão muito fechado para facilitar a passagem entre os carros, é melhor que você volte a utilizar o original, pois os braços precisam ficar relaxados, ligeiramente abertos.

Para ajudar na prevenção, sempre que possível, faça uma pausa e caminhe alguns metros.
Evitar essas lesões e ter uma vida saudável só depende de você, por isso... te cuida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário